No final de 2012, o Marcelo Prista me fez uma proposta irrecusável: ajudar a montar e coordenar a operação digital da PA Publicidade, atendendo todas as bandeiras do Grupo Pão de Açúcar.
Junto com o Focca, meu dupla, o André Ursulino, diretor de planejamento e o Will Prestes, diretor de tecnologia, encaramos o desafio de montar uma operação do zero em apenas dois meses.
Dimensionar e contratar a equipe, estabelecer um fluxo de trabalho, integrar nosso departamento com o restante da PA, entender as demandas dos clientes e assumir os trabalhos em andamento realizado pelas agências anteriores. Foi pauleira, mas também uma baita aprendizado. E deu certo.
Com 36 profissionais, em apenas 6 meses de operação, entregamos mais de 2000 jobs. Foram mais de 1300 posts de Facebook e twitter, 830 peças de mídia display, 61 campanhas, 250 emails para Pão de Açúcar Mais e 25 projetos especiais. Um volume colossal, digno do maior varejista do país.
Neste período, reformulamos a presença do Pão de Açúcar no Facebook, com 3 abas institucionais, abordando os pilares conceituais da marca, e um novo estilo de se comunicar através da fanpage. O número de fãs saltou de 150 mil para 390 mil.
Atuando ao lado do núcleo de Marcas Exclusivas criamos a campanha de relançamento da marca Taeq de forma integrada. Um novo site foi concebido e produzido. A página no Facebook ganhou novo visual e um novo Social Script foi implementado, ampliando o alcance e engajamento da marca.
Para a bandeira Extra, trabalhamos em conjunto com a equipe de offline e a Nova.com para conceber o lançamento do Shopping Mercado. Além disso, produzimos hotsites e peças para 6 promoções e concursos.
Reformulamos a comunicação nas redes sociais de Club des Sommeliers, aumentando o número de fãs da página de 24 mil para 100 mil, com mais de 11 mil usuários envolvidos na página por dia.
Foi um ano intenso, trabalhando em conjunto com todos os departamentos da agência, criando projetos interdisciplinares e conceitos que transitam em diversas mídias.
Ficha técnica:
Equipe Núcleo de Convergência PA
Direção de criação: Márcio Araújo, Marcos Paulo “Focca”.
Redatores: Ana Luiza Bittencourt, Solano Esteche, Danilo Spinussi
Diretores de Arte: James Eduardo, Marcelo Coelho, Isabella Barbosa, Ben Araújo, Caio Brossi, Camila Nuca
Editor de conteúdo: Márcio Araújo
Conteúdo e redes sociais: Adriano Brainer, Isabella Brandileone, Camila Martins, Renata Pessoa, Toni Torres
Fan Page Facebook – Campanha “O que você faz para ser feliz?”
Fan Page Facebook – Iniciativas de Sustentabilidade
Videocase: Pare e Separe – Programa de Reciclagem
Fan Page Facebook – Campanha “Eu amo Esporte”
Comercial Internet – Lançamento Market Place Extra
Landing Page: Lançamento Market Place Extra
Site – Institucional Taeq
App Facebook – Rótulos personalizados Club des Sommeliers
Posts Facebook – Serviços Extra
Posts Facebook – Marcas próprias Grupo Pão de Açúcar