O Renascimento da Crônica Esportiva
www.cronicasdacopa.com.br
www.cronicasolimpicas.com.br
Seja nos dribles de um jogador de futebol durante a Copa do Mundo ou no salto de um atleta olímpico, há sempre uma história que se desenha no fundo, esperando ser contada. Assim, inspirado na ideia da minha sócia, Fernanda de Aragão, e no meu amor pelo esporte, nasceu o projeto “Crônicas da Copa” e, posteriormente, o “Crônicas Olímpicas”. A proposta? Trazer de volta à cena a genuína crônica esportiva brasileira – uma arte que, assim como nosso futebol, é recheada de paixão, poesia e muita ginga.
A Paixão pelo Futebol e a Literatura
Ao invés de simples relatos dos jogos, os textos abordavam o não dito, aquilo que escapa aos olhos da maioria, mas que se revela para quem tem olhos de cronista. Cada crônica era uma tentativa de resgatar o brilho da crônica esportiva brasileira – essa forma de arte que teve seu apogeu nas mãos de nomes como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e Carlos Drummond de Andrade.
Dando Vida à Ideia
Inicialmente pensado como um repositório para os alunos da Oficina Online de Crônica Esportiva da Fernanda, o projeto logo mostrou ter pernas para correr mais longe. E é aqui que entra minha contribuição: tratei de desenvolver a estratégia, esculpir o design e construir o site, garantindo que cada detalhe refletisse a paixão e a essência da crônica esportiva. Ao mesmo tempo, utilizei minhas conexões no mundo da publicidade para atrair autores talentosos e amigos que compartilhavam a mesma paixão por esportes e escrita.
Entrando em campo com o time.
Não apenas nos bastidores, mergulhei de cabeça também na escrita, contribuindo como um dos autores. Ao longo dos anos, minha caneta deu vida a dezenas de crônicas, desvendando nuances dos jogos e capturando as emoções cruas que apenas um aficionado pelo esporte e pelas letras consegue perceber.
Celebrando a Copa e as Olimpíadas com um outro olhar
Com o site em pleno funcionamento e cada vez mais autores se juntando ao nosso time, as crônicas não se limitam a relatar jogos. Já são mais de 600 textos, que capturaram o indizível, aquilo que fica entre linhas, o sentimento que se esconde atrás de um olhar ou de um gol. Ao longo dos anos, este projeto vivo já acompanhou quatro edições da Copa do Mundo (tanto masculina quanto feminina) e uma Olimpíada, registrando em palavras a magia de cada momento.
O Presente e o Futuro
Atualmente, os sites se mantêm como um farol da crônica esportiva, relembrando ao Brasil e ao mundo o valor deste gênero literário. Para mim, além de uma paixão, é a materialização do amor pelo esporte, pela escrita e, acima de tudo, pela cultura brasileira. E a cada novo evento, a cada partida, o jogo continua… afinal, a bola ainda está rolando, e as histórias estão quicando na nossa frente. É só chutar para o gol.

