Quem viveu os anos 90 deve lembrar que o McDonald´s era “gostoso como a vida deve ser”. Sim, esse era o slogan, e o tema de uma série incrível de campanhas premiadas realizadas pela Taterka. Mas o tempo passou, os costumes também, e a marca buscava um novo posicionamento que acompanhasse as mudanças. Não só aqui no Brasil, mas no mundo todo.
Em 2003, a matriz do McDonald´s, em Chicago, abriu uma concorrência para a criação de uma nova campanha global, que deveria trazer o frescor do novo milênio para a comunicação da marca. As 14 maiores e melhores agências que a atendiam foram convocadas. E a Taterka era uma delas.
Tive o privilégio de participar de todo o processo aqui no Brasil: do planejamento à criação.
Enxergamos que o McDonald´s deixou de ser o lugar especial apenas para momentos em família, como os retratados na era “Gostoso como a vida deve ser”. Passou a ser muito mais que isso. Seus restaurantes eram um ponto de encontro, antes ou depois da balada ou no caminho para um rolê aleatório, o McDonald´s era definitivamente parte da cultura e do estilo de vida, jovem e moderno: um lugar que aproxima as pessoas, amigos, família, namorados. Pode ser um encontro breve no meio do caminho ou um momento para descansar e passar um tempo de qualidade com alguém especial, sem pretensões. Criamos uma campanha de estilo de vida, de atitudes, com um convite ao compartilhamento, às amizades: Get Together (hoje seria algo como “Tamo junto”).
No final do ano, o resultado: nosso posicionamento foi amplamente elogiado e aprovado, mas a frase escolhida foi “I´m Lovin´it”, da agência alemã Heye & Partner. Sem dúvidas, um conceito fantástico.
O restante é história, lançamento global com direito a música do Justin Timberlake. Aqui no Brasil, traduzimos o conceito para “Amo muito tudo isso”. Mas a essência da marca ficou aquela que sugerimos: junte a galera, a vida passa por aqui.
Fizemos diversas campanhas derivadas, com o slogan e com a música-tema. Uma delas, que eu criei, foi para os lançamentos do verão de 2005, uma mistura surreal de sonho e realidade, sempre com um toque gostoso do McDonald´s.
Ficha técnica:
Agência: Taterka
Criação: Márcio Araújo
Direção de criação: Fernando Leite, Glen Martins, Dorian Taterka