Minha trajetória

Márcio Assêncio Araújo

É difícil definir-se.

Quem sou? Publicitário, redator, diretor de criação? 
Empreendedor, inovador criativo, escritor? 
Pesquisador acadêmico, auto-didata, curioso? 

Talvez um pouco de cada, talvez tudo isso e mais. 
Quem é capaz de rotular alguém que ainda vive? 

O que posso dizer é que sou filho da dona Terezinha e do seu José, pai do Marcelo, marido da Fernanda. E posso contar por onde passei, com quem andei e o que fiz durante esse caminho.
 
Nasci em São Paulo, cresci em Campinas, voltei a São Paulo para estudar na USP. Sou formado em Publicidade e Propaganda na ECA, fui vice-presidente do Centro Acadêmico e representante discente. Me interessei por cinema, filosofia e poética e enxerguei na publicidade uma chance de exercitar tudo isso através da criatividade.​
Fui redator estagiário na W/Brasil, onde aprendi, com Washington Olivetto, Ruy Lindenberg e outros grandes criativos da publicidade, a colocar o dedo no pulso do Brasil, para entender como conectar marcas com a cultura popular.
Na Taterka, com a visão e sensibilidade do Dodi, o comprometimento com o cliente do Fernando Leite e o apuro estético do Sigueru, me desenvolvi, criei diversas campanhas e participei do planejamento do rebranding global do McDonald´s, que resultou na campanha "I´m loving it" (Amo muito tudo isso).
Já na P.A. Publicidade, agência interna do Grupo Pão de Açúcar, criei a premiada campanha “O que faz você feliz?”. Ao lado do Fidelis, da Mari Silvani, da Rose Ferraz e de uma equipe super talentosa, fomos responsáveis pelos anos mais criativos da marca Pão de Açúcar. Fui promovido a Diretor de Criação do departamento de convergência digital, unindo os esforços de comunicação online e offline para todas as marcas do grupo: Pão de Açúcar, Extra, Taeq, Qualitá, Club des Sommeliers, entre outras.
Complementando meu interesse por novas tecnologias, fui para Boston fazer um curso de inovação no MIT, lá tive o primeiro contato com o mundo das startup e parece que ali fui picado pelo mosquito do empreendedorismo inovador.
O primeiro mergulho foi criar, ao lado do Max Nolan, do Álvaro Lima e de um time de gente foda, um conceito de agência de comunicação em rede, sem estrutura fixa, sem hierarquia, mas com muita experiência e comprometimento. Fizemos trabalhos importantes para St.Marche, Carrefour, Suzano, entre outros. Em seguida, ajudei o Marcos Rodrigues a estruturar a Retailbox, uma empresa que oferece um sistema inovador de gestão de conteúdos de produtos para e-commerce, varejistas e indústria.
O passo seguinte foi encontrar a Fernanda Ramirez, professora doutora com mais de 20 anos de experiência no ensino superior. Sempre me interessei por educação e nossas conversas nos levaram a enxergar diversos problemas que mereciam atenção. Criamos a Unicomplementar, um site onde a Fernanda faz a curadoria dos melhores cursos online produzidos por professores mestres e doutores. Com essa iniciativa entramos nos programas da trilha de inovação do Sebrae-SP. O projeto ganhou corpo, outros contornos e o propósito foi ampliado, se transformando na startup Kander, meu projeto prioritário.
Estar imerso nesse contexto de inovação, empreendedorismo e educação me levou de volta à academia. Estou cursando o Mestrado Profissional em Inovação e Empreendedorismo, novamente na USP, mas agora na FEA. Minha pesquisa acompanha o desenvolvimento do Kander e os desafios de criar uma startup no modelo de plataforma.
Atualmente, além do Kander, presto consultoria em branding, comunicação e inovação, sou mentor em programas de inovação do Sebrae e do MIT Harvard Brazil Conference. Também sou frequentemente convidado a conversar com alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

Pra me conhecer melhor

Trabalhos em publicidade

Foram 20 ano em grandes agências, como redator e diretor de criação, ajudando grandes marcas a venderem e se conectarem com seus consumidores.

Outros trabalhos e projetos

Viverra maecenas accumsan lacus vel. Risus ultricies tristique nulla aliquet enim tortor. Nam aliquam sem et tortor consequat id porta nibh

Textos e escritos

Viverra maecenas accumsan lacus vel. Risus ultricies tristique nulla aliquet enim tortor. Nam aliquam sem et tortor consequat id porta nibh